segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Sedentarismo, Atividade Física e Saúde

Muito se fala sobre a importância da prática de atividades físicas para a prevenção de doenças e a manutenção de uma boa saúde. Porém as conseqüências do sedentarismo não são difundidas com a mesma intensidade. As aulas de educação física tanto em clubes, academias na escola podem contribuir para que as crianças, adolescentes, jovens, adultos  compreendam melhor quais são os fatores de risco para a saúde, provenientes do sedentarismo.

Segundo o médico Dráuzio Varella, "são tantos os benefícios da atividade física, que só existe uma explicação para a vida sedentária que a maioria das pessoas leva: praticar exercícios vai contra a natureza humana". Diz o Dr. Dráuzio que o ser humano tem uma tendência a não desperdiçar energia, mas a vida dita "moderna" tem nos feito "acumular" energia e, consequentemente, acumular "doenças" graves e degenerativas. 

Qual a saída? Movimentar-se mais e com qualidade!

O desafio da escola, mais precisamente da educação física escolar, está em motivar as crianças e os jovens para a prática da atividade física. O que se vê normalmente é que os adultos têm consciência sobre a importância do exercício, mas não o praticam; Já as crianças e os jovens normalmente gostam das aulas de educação física, praticam as atividades propostas, mas não adquirem a consciência e o conhecimento necessários para continuar se exercitando quando saem da escola. 


Neste torneio os alunos terão a oportunidade de colocar em pratica uma atividade física... vamos lá saiamos do sedentarismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JUDSBR

Trabalho apresentado à disciplina
Aprofundamento em Atividades aquáticas
Do curso de Educação Física
Da Universidade Salgado de Oliveira. Universo – como parte de VT (Verificação de trabalho)
Orientador: Helder Barra de Moura.